02/09/2014

Roma - considerações

Talvez eu não seja a pessoa mais indicada a falar sobre Roma. Isso porque foi a cidade da Itália que eu menos gostei até hoje. Quando paro para pensar, eu nem sei bem o porquê, pois lembro de muitas e muitas atrações e várias delas lindas. É, sem dúvida, uma das capitais com maior número de atrações no Mundo. Mesmo assim, não tenho por Roma o mesmo carinho que tenho pelo restante da Itália. 

Mas acho que muito do meu “não adorar” se deveu ao cansaço. Cheguei em Roma no 26ª dia de uma viagem de 30 dias. Ou seja, cheguei quando eu já estávamos exaustas. Aí, encarar uma cidade imensa, foi bem cansativo.   Lia sobre alguma atração e logo pensava...”será que tem mesmo que ir lá? Será que vale a pena subir as escadas para ver essa Igreja?”. Entendeu? Aí, quando eu me esforçava e não era desbundante eu ficava com cara de tacho.

Outro fator tb, foi que cheguei de trem na cidade e então peguei um taxi para o hotel em Trastevere. Percebi de cara que o taxista tava passando a perna na gente, já que era dia comum e o taximetro estava marcando bandeira dois. Além disso, havia uma espécie de um cartão preso a uma cordinha que "por acaso" ficava sobre esse número dois. Mas, num dos balanços do carro reparei e reclamei (detesto ser enganada). Aì o sujeito me vem com uma historinha que aquilo não era bandeira 2, que tanto fazia ser número 1 ou 2. Que o 2 apenas queria dizer que eram 2 passageiros!!! Ahâ! Tá bom seu safado! Quer mesmo que eu caia nessa. Retruquei dizendo que, já que tanto faz marcar 1 ou 2, que eu me sentiria mais tranquila se ali constasse a bandeira 1. Até então o papo era civilizado. Mas então ele partiu para ofensas, resmungando que brasileiro é pobre, brasileiro isso e brasileiro aquilo. E eu com cara de superiora, já que ele acabou tendo que passar para bandeira 1.

Na chegada ao hotel, ele tentou me enrolar ainda mais. Há uma tabela (fixada no próprio taxi), dizendo o preço a ser cobrado por cada mala grande e pequena transportada. Eu já tinha feito a conta mental do acréscimo que seria devido ao final. Assim que o carro parou, vi o taximetro, somei na cabeça a tal taxa e obtive o total. Quando ele falou o preço, acrescentou cerca de 5 euros a mais que o valor correto. Indignada eu disse que ele estava errado. Mas, como éramos apenas 2 mulheres, ele então começou a falar alto, visivelmente nos acoando, para que, temerosas pagássemos sua extorsão.


Por sorte o funcionário do hotel viu o barraco na rua e veio nos ajudar. Tratou de enquadrar o taxista com ameaças de denunciá-lo. Foi então que esse funcionário nos contou que, como esse problema é muito grave e comum em Roma, que há um telefone para denúncias de motoristas ladrões. Basta anotar a placa e denunciar. Ele paga uma multa ao estado e após um certo número de reclamações, pode ter sua licença caçada!

Enfim, com uma chegada dessas, e já exausta de entra e sai de hotel ao longo da viagem, meio que perdi o tchan da cidade.

Oura coisa, é que a cidade é cheia de ruína (óbvio! Eu já sabia!), e isso não me empolgou tanto assim. OK, ok, vc deve estar pensando... ela é louca...falou de várias cidades italianas, que são antiguinhas e que isso é o charme, que é o berço da civilização, bla bla bla e agora vem com essa? Pois é...pode ter sido o stress, mas...não bateu (com algumas ressalvas muitíssimo ressalvadas, que falarei depois).

Assim, eu ameeeei conhecer algumas ruínas, como o Coliseu, por exemplo. Ou o Forum Romano, claro!! Mas....esse lance de andar na rua e todo canto ter uma suposta atração que parece um muro caído...aahh...me encheu!! Pode me chamar de ignorante, desalmada, o que quiser. Estou apenas dando minhas impressões e torcendo para que você curta cada instante.

Mas deixando meus resmungos de fora, vamos à cidade que tem muitas e muitas atrações. E como é enorme, tem diversas localidades para se hospedar. 

Eu sigo sempre minha teoria de que longe da estação de trem é sempre melhor. Isso é minha opinião, pois sempre acho que perto da estação tem um fluxo de gente estranha. Costuma ser uma das áreas mais perigosas em quase toda cidade grande e, justamente por isso, costuma ter os melhores preços de hospedagem. Eu prefiro pagar mais e me sentir mais segurança.

Mas enfim...eu fiquei em Trastevere. Amei! É um bairro mais residencial e menos turístico. O ponto contra o local é que, para a maior parte dos passeios eu precisava caminhar bastante (ou então usar transporte público). Mas, em compensação, para jantar era uma delícia. Só jantei fora dali num dia que eu estava perto da Piazza de Espanha perto da hora do jantar e acabei esticando para comer por lá mesmo. (por sinal...foi ótimo). Em Trastevere tem restaurantes super mega charmosos, gostosos e com preços melhores. E muito frequentado pelos próprios romanos. Ou seja, a localização tem prós e contras.

Sendo Roma uma cidade grande e apontada como um povo um pouco mais mal educado, julguei que pegar transporte público ou caminhar de dia seria mais seguro do que a noite.

A respeito dos garçons de Roma, é uma questão interessante. Eles são em princípio meio grosseirões, muitas vezes falando um pouco alto demais, e sendo um pouco diretos ou debochados. Se você conseguir ultrapassar essa impressão inicial e fizer alguma graça, geralmente eles embarcam e agem com muita simpatia e graça. Na verdade são um pouco abusados, no sentido de tomarem intimidade. Se você levar isso na esportiva, vai se divertir muito.

Outra coisa é que o romano, assim como os italianos em geral, não desperdiçam muita oportunidade de tentar conversar e se aproximar das mulheres. Tenho histórias divertidas sobre essas aproximações. O melhor é lidar com naturalidade, afinal o brasileiro não é tããão diferente assim, né? 

Enfim, apesar de tudo o que eu falei no início, certo é que me diverti muito na cidade.

As principais atrações você pode ver, detalhadamente, no post: Roma - o que fazer

São elas:

1 ) Coliseu
2) Forum Romano (e Palatino)
3) Circo Máximo
4) Fontana di Trevi
5) Vaticano
6) Castelo San Angelo
7) La Boca Dela Veritá
8) Piazza Navona
9) Pantheon
10) Piazza di Spagna
11) Basilica de Santa Maria Maior
12) Termas Caracala
13) Campo del Fiori
14) Compras na Via del Corso




Nenhum comentário:

Postar um comentário